5 de out. de 2011

Chamada de trabalhos

Tema: História Cultural e Semiótica da Cultura
Datas: 16, 17 e 18 de novembro
Organizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem, do programa de pós-graduação em Comunicação e Semiótica e o Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), do programa de pós-graduação em História, ambos da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o evento se propõe a oferecer um espaço de debate e discussão a objetos que transitam no olhar investigativo centrados na História Cultural e Semiótica da Cultura.
Em 2008, foi dado o pontapé inicial desta parceria. Proposta a temática, "Cidade, Barroco e Mestiçagem" pesquisadores de ambos os grupos e áreas afins participaram do evento que marcou concomitantemente o lançamento da Revista Eletrônica de História Social da Cidade – Cordis. No ano seguinte, a problemática urbana e suas implicações agravadas, transformadas ou apenas parcialmente alteradas em sua constituição objetiva e simbólica tornou-se o eixo de discussão do encontro, sob o título de "Séries Urbanas: conflito e memória".
Em 2011, em sua terceira edição, com a finalidade de permitir a troca de conhecimento e a disseminação do que vinha sendo estudado no campo da Comunicação e da História, decidiu-se concentrar-se em um eixo comum que permeia tais áreas: "História Cultural e Semiótica da Cultura".
01. CHAMADA DE TRABALHOS
As propostas, contemplando a articulação entre os campos da semiótica da cultura e história cultural, podem ser enviadas aos Grupos de Trabalho abaixo relacionados, inicialmente no formato de resumo expandido. Aos autores dos resumos aprovados será solicitada a entrega do artigo completo para inclusão na revista eletrônica Algazarra, do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem, de acordo com o cronograma apresentado a seguir. Serão aceitos textos redigidos em português, inglês ou espanhol. O envio do resumo expandido é válido como inscrição.
Os resumos expandidos, relacionados à temática do evento e, em especial, aos objetivos e questões de cada Grupo de Trabalho, devem conter o mínimo de 700 e o máximo de 1000 palavras, a serem submetidos até o dia 17 de outubro de 2011.
02. CRONOGRAMA
Até 17/10/11 (Envio de resumos expandidos, 700 a 1000 palavras).
O arquivo deve ser salvo em modo de compatibilidade e enviados ao endereço eletrônico historiasemiotica@gmail.com, respeitando a seguinte identificação: número do GT, seguido do sobrenome do(s) autor(es).
Exemplo: (GT 02_MORALES.doc).
Dia 01/11/11 - Divulgação do resultado da seleção dos resumos expandidos.
Envio das templates para formatação do artigo.
Dias 16, 17 e 18/11 – Evento
Dia 01/12 - Entrega dos artigos completos para o e-mail historiasemiotica@gmail.com para a publicação na revista eletrônica Algazarra, do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem.
IMPORTANTE: a entrega do artigo completo, de acordo com o formato do template (disponível a partir da divulgação do resultado da seleção dos resumos), dentro do prazo estipulado no cronograma, é obrigatória para a inclusão do(s) autor (es) na revista eletrônica. É importante ressaltar que a revisão está – exclusivamente – a cargo do(s) autor (es). O corpo editorial da revista eletrônica guarda-se o direito de, eventualmente, excluir aqueles em desacordo com o resumo ou apresentação.
03. FORMATO DO RESUMO EXPANDIDO:
- Enviado em arquivo Word for Windows (modo de compatibilidade);
- Título do artigo em Caixa Alta e Negrito, fonte Times New Roman, corpo 12 e espaço simples entre linhas;
- Nome do autor, vinculação institucional e formação acadêmica;
- E-mail de contato, endereço completo de correspondência e telefone;
- Texto do resumo em Times New Roman, corpo 12 e espaço 1,5 entre linhas.
Estrutura sugerida: Introdução/ Objetivos e justificativas/ Fundamentação teórica e procedimentos metodológicos/ Principais resultados obtidos e/ou esperados.
04. GRUPOS DE TRABALHO
A submissão dos trabalhos convocados está compreendida na abordagem de três grupos de trabalho. São eles:
GT01 – Cultura, Cidade e Imaginários,
GT-02 – Cultura, Mestiçagem e Ambientes Midiáticos
GT03 – Cultura, Práticas Narrativas e História.
O objetivo desta proposta não é normatizar uma temática, estancá-la na adequação das pesquisas. Pelo contrário, trata-se aqui de considerar o enfoque dos GTs como fio condutor a fim de direcionar os recortes e a escolha dos processos investigativos para otimizar a exposição das pesquisas. Para tanto, segue as ementas dos Grupos de Trabalho:
 GT 01: CULTURA, CIDADE E IMAGINÁRIOS
Ementa: Este GT apresenta pesquisas que se relacionam com o universo das culturas e imaginários das cidades. Entende-se cultura como uma categoria móvel, que se reconstrói e transforma no cotidiano, possibilitando o desenvolvimento de conurbações dentro de uma mesma cidade e de inúmeros imaginários individuais e coletivos.
 GT 02: CULTURA, MESTIÇAGEM E AMBIENTES MIDIÁTICOS
Ementa: Este GT acolhe produções que revelem conexões mestiças de regiões, territórios, locais ou localidades com ambientes midiáticos. Tais ambientes são o lugar de mediação entre as mestiçagens culturais e as mídias. Trata-se aqui de observar o lugar tradutório entre as séries culturais (seus códigos e linguagens), os ambientes midiáticos, as diversas mídias e os processos comunicacionais.
 GT 03: CULTURA, PRÁTICAS NARRATIVAS E HISTÓRIA
Ementa: Este GT reúne trabalhos que abordem conceitos sobre as linguagens e suas funções no campo da Comunicação e da História. A literatura tem contribuído para se pensar a comunicação e a história como processo via práticas narrativas. Dessa maneira, o GT propõe-se a apresentar pesquisas, concluídas ou em desenvolvimento, que se utilizam de fontes literárias e de outras formas de expressão para desdobrar reflexões a respeito das práticas culturais.
05. APROVAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS PARTICIPANTES
O Comitê Científico, relacionado no item 07 deste projeto, se encarregará de verificar a adequação dos resumos expandidos propostos a participação do 3º. Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação. Para tanto, pretende se reunir em um coletivo para não só definir a lista de participantes, mas também encaminhar tal divulgação segundo definição do cronograma.
06. PROGRAMAÇÃO
 16/NOV
Local: Prédio Bandeira de Mello/ Sala 100
13h30 – Abertura
Convidado: Prof. Amálio Pinheiro
Convidada: Profa. Dra. Yvone Dias Avelino
 17/NOV
Local: Prédio Bandeira de Mello/ Sala 100
9h00 – 12h00 Encontro do GT – Sessão 01
14h00 – 17h00 Encontro do GT GT – Sessão 02
 18/NOV (*) Atenção: neste dia do evento ocorrerá na Sala 100 A.
Local: Prédio Bandeira de Mello/ Sala 100 A
9h00 – 12h00 Encontro do GT – Sessão 03
14h00 – 17h00 Encontro do GT – Sessão 04
07. COMITÊ CIENTÍFICO E EQUIPE TÉCNICA:
Participam: Prof. Dr. Amálio Pinheiro, Profa. Dra. Yvone Dias Avelino, Silvia Regina de Jesus, Jurema Mascarenhas Dias, Laís Lopes, Danielle Gaspar, Orlando Garcia, Mila Goudet, Carlos Danilo Oliveira Lopes e Nataniél Dal Moro.

Nenhum comentário: