11 de jan. de 2010

Histórias dos Bairros de São Paulo

Histórias dos Bairros de São Paulo II




A TV Cultura exibe a série História dos Bairros de São Paulo II. A produção conta com 20 documentários recheados de depoimentos de personalidades que transitam nas respectivas localidades, além de historiadores. Dentre as obras estão Bixiga: A bela vista do palco brasileiro; Santana em Santana; Pompeia e Vila Romana: A geografia que une caminhos diferentes; Caixa Mágica, sobre as imediações da Rua 25 de Março; Cinzas eternas: História de paixão pelo bairro da Lapa; Doces lembranças: Histórias saborosas do Pari; Cititur pelo velho e novo Santo Amaro; Tatuapé, caminho do tatu; M’Boi Mirim: Dos índios, das águas, dos sonhos; Sete voltas: História do Parque Dom Pedro II e Mercado; Parelheiros: No extremo sul da Cidade; Santa Efigênia e seus pecados; Vila Mariana: De colônia à República da Vila; Vale do Anhangabaú: Sala de visitas de São Paulo; Os tempos da Aclimação; Ermelino é Luz; Guaianazes, Expresso Ururaí, Lajeado; A casa dos Ingleses; Jaraguá: Terra sem mal; além de Itaquera em movimentos.

10 de janeiro

Pompeia e Vila Romana – A geografia que une caminhos diferentes
Uma viagem pelo tempo para contar a história de Vila Romana e Pompeia, dois bairros da zona oeste de São Paulo marcados pela imigração de italianos no início do século 20. A Pompeia, bairro em acelerado desenvolvimento, grandes prédios, avenidas, comércio, serviços, em contraste com a bucólica Vila Romana com suas vilas, casas, varandas e quintais. O filme parte de uma Pompeia conhecida como berço do rock no Brasil e que originou grupos como Mutantes, Tutti Frutti, Made in Brazil e elevou o bairro ao status de uma “Liverpool Brasileira”. Por outro lado, Vila Romana é retratada pelo romantismo de suas origens, seu trabalho, crescimento e o começo de uma verticalização que preocupa moradores e põe em risco a memória de um bairro cujo charme é seu jeito de interior.

17 de janeiro
Cinzas Eternas – Uma declaração de amor à Lapa
Acompanhamos aqui a história de Osmar Bueno de Carvalho, um dos criadores da bandeira da Lapa e participante ativo da vida social e política da comunidade desde 1927. Já falecido, deixou por escrito seu desejo de que suas cinzas fossem espalhadas por algumas das ruas em que viveu por toda a vida. Essa e outras histórias de paixão pelo bairro são retratadas em Cinzas Eternas.

24 de janeiro
Doces Lembranças – Histórias saborosas do Pari
O cheiro das antigas fábricas de doces que funcionaram durante décadas no bairro impregnou a memória de diversas gerações de famílias aqui residentes. É justamente pelo olfato que o documentário Doces lembranças resgata as histórias do Pari. Com mais de 400 anos de existência, tornou-se uma pequena babilônia: árabes, portugueses, libaneses, bolivianos, armênios, sírios e italianos misturam nesse documentário.

31 de janeiro
Caixa Mágica
Um documentário sobre a influência da imigração árabe na região do centro de São Paulo, precisamente nas imediações da Rua 25 de março, conhecida por seu intenso comércio. Misturando linguagem documental à ficção, conta com a participação de atores, historiadores e representantes da comunidade árabe que viveu e ajudou a construir a trajetória do bairro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu conheço varias historias mas só do meu bairro porque meus avos me contaram. Sempre pedimos delivery em higienopolis e eles gostam muito de repetir uma e outra vez suas historias...